O trabalho remoto, que se tornou muito mais prevalente desde o início da pandemia da COVID-19 é um fator extremamente impactante quando considerados os danos ocasionados pelo vazamento de informações e segurança de dados, em estudo realizado pela IBM. Em situações nas quais falhas de segurança foram relacionadas ao trabalho remoto, o custo em cada ocasião em que houve vazamento de dados foi, em média, de USD 1,07 milhão de dólares mais quando comparado aos vazamentos em que o trabalho remoto não foi um fator determinante na falha de segurança.
Adicionalmente, companhias cujas perdas e vazamentos de dados foram influenciadas pela implementação do trabalho remoto representam 17,5% das ocasiões reportadas, denotando a importância da implementação de medidas de segurança para companhias que optam pelo trabalho remoto. Isto é particularmente relevante quando consideradas as consequências de falhas de segurança de dados e infraestrutura de TI, já que empresas que empregam seu quadro de funcionários remotamente evidenciam uma falta de medidas para mitigar estas ameaças. Por exemplo, quando mais de 50% de seus funcionários longe do escritório demoram, em média, 58 dias a mais para identificar e conter vazamentos de dados em suas operações em comparação com empresas que empregam menos da metade de seus funcionários remotamente.
Estes riscos podem ser mitigados mediante a implementação de alterações na infraestrutura de gerenciamento de dados e utilização de sistemas de armazenamento em nuvem. No entanto, o entendimento de que o trabalho remoto ocasionado pela pandemia seria uma realidade a curto prazo contribuiu para o baixo nível de investimentos nessas mudanças. O resultado desta inércia das operações empresariais é um aumento relativo de USD 750 mil para empresas que não implementaram mudanças em sua infraestrutura em comparação com a média mundial no mesmo período.
Empresas que consideram a crescente tendência de adoção ao trabalho remoto como uma alternativa rentável é preferível ao modelo de trabalho tradicional devem adotar medidas para viabilizar esta nova trajetória de desenvolvimento com segurança, e a implementação de chaves de segurança para a autenticação de entrada em sistemas sensíveis traz um alto nível de confiabilidade e tranquilidade para sistemas de trabalho preexistentes.